quinta-feira, 7 de maio de 2009

A primeira guerra mundial

Primeira Guerra Mundial

As lutas deflagradas na Primeira Guerra Mundial.
Marcada como o primeiro grande conflito internacional da Era Contemporânea, a Primeira Guerra Mundial foi responsável por uma grande reviravolta. Os valores de racionalistas tão celebrados pelo século XIX, entraram em crise mediante o clima de contendas fomentadas pela intensa disputa econômica da fase concorrencial e financeira do capitalismo.

A Inglaterra já não era aquela nação imbatível economicamente. A formação de novos estados nacionais na Europa concebeu novos concorrentes comerciais. Áustria, França e Alemanha implementaram uma violenta política de expansão econômica. Ao mesmo tempo, essas nações disputaram regiões no continente africano e asiático. Tais regiões eram de vital importância para que as potências econômicas européias tivessem grande disponibilidade de matéria-prima e grandes mercados consumidores.

As regiões periféricas da Europa também eram alvo dessa mesma contenda. A Península Balcânica foi motivo de brigas que, na verdade, escamoteavam a disputa econômica dessas nações. Por fim, no início do século XX, a Tríplice Entente (formada pela Inglaterra, França e Rússia) e a Tríplice Aliança (formada pela Alemanha, Áustria e Itália) eram os dois blocos que representavam a discórdia política e econômica do período.

Os horrores dessa guerra não foram suficientes para acabar com esse problema. O mundo foi obrigado a suportar mais uma guerra mundial, que somada à primeira, na verdade demonstrava um triste quadro de um mundo subordinado ao interesse econômico e às armas

Nenhum comentário:

Postar um comentário